As Conquistas Romanas

TÍTULO DO LIVRO: AS CONQUISTAS ROMANAS
AUTOR : NEIL GRANT
COLEÇÃO : GUERRAS QUE MUDARAM O MUNDO
EDITORA : ÁTICA
O estudante que não se preocupar hoje com uma visão mais dinâmica da História, dificilmente terá êxito em exames de vestibulares mais conceituados. Provas como as da FUVEST, PUC, UNICAMP e UNESP, só para citar algumas, exigem uma postura mais reflexiva do candidato, tanto nas questões de múltipla escolha, como nas dissertativas.
A seção "LIVROS" da histórianet é composta por indicações e comentários de livros, escritos por conceituados historiadores, sobre os mais variados temas da História. Destina-se não só ao estudante do ensino médio e vestibulando, como também a todo jovem com interesse em ampliar seu conhecimento histórico, aprofundando aquele ponto que ficou muito condensado e foi pouco explorado na escola. Nesse sentido foram escolhidos criteriosamente os principais temas da História, apresentados numa linguagem adequada à compreensão dos jovens, propiciando leituras atraentes, capazes de enriquecer o conhecimento e estimular a reflexão.
Esta coleção de livros paradidáticos trata dos mais sérios conflitos armados ao longo da história da humanidade. Com textos objetivos e agradáveis, conduz o estudante do ensino médio e fundamental aos momentos cruciais de cada uma das guerras.
O texto é acompanhado por mapas e ilustrações que permitem identificar os personagens e o contexto da época. Contém ainda reproduções de armas e uniformes, levando o leitor a conhecer de perto a realidade de cada guerra. Duas páginas no final de cada volume, fornecem o contexto da realidade brasileira, além de um suplemento de atividades que acompanha cada livro.
Esse primeiro livro indicado da coleção "Guerras que Mudaram o Mundo", analisa as rotas de conquista das legiões romanas que atingiram a Ásia e a África, por volta de 146 a.C. , focalizando também questões culturais, como o percurso da língua latina, do bireito e de outros grandes avanços técnicos, mostrando o legado romano na cultura do mundo moderno.
As conquistas romanas durante o período republicano, foram divididas em três momentos: Península Itálica, ocidente (através das Guerras Púnicas contra Cartago) e Oriente. Além de focalizar esse expansionismo, o livro mostra as mudanças sócio-econômicas, como o crescimento do escravismo, do comércio e da concentração fundiária, bem como as guerras civis e ditaduras, responsáveis pela necessidade de uma estrutura de poder adequada a essas condições, o novo governo monárquico-imperial representará o maior e mais duradouro império da História universal.