Interdisciplinaridade no ENEM
Uma das características mais significativas do ENEM é a interdisciplinaridade.
A Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Quando se diz que “a História é o estudo do homem no tempo”, rompe-se com a ideia de que a História deve examinar apenas e necessariamente o Passado. O que a História estuda são, na verdade, as ações e transformações (ou permanências) humanas que se desenvolvem em um determinado período. Tem-se aqui o estudo de certos processos que se referem à vida humana e esses processos são, via de regra, processos de grupos sociais, seu desenvolvimento não apenas no tempo, mas no espaço.
H6 – Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 – Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
H8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 – Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 – Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.