HISTORIANET

Notícias

Revista de História

Revista de História revela as diferentes Áfricas que formaram o Brasil.

Alberto da Costa e Silva organiza dossiê “África no Brasil”

Com um dossiê organizado pelo historiador e africanista Alberto da Costa e Silva, a Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) de março revisita a África para desmontar a noção comum de que os escravos africanos formavam um povo homogêneo e revela que sua história em nosso território foi muito além da escravidão, influenciando, além da cultura e religião, setores como agricultura, arquitetura, comércio e o idioma falado.

O especial traz artigo de Costa e Silva, que traça um panorama das diferentes etnias africanas trazidas ao Brasil e relata como os escravos aplicaram aqui conhecimentos e ofícios adquiridos em sua terra natal. Traz também texto da linguista Yeda Pessoa de Castro, que se debruça sobre o movimento de africanização do português, inclusive na pronúncia, que afasta a língua falada no Brasil da de Portugal. O historiador canadense Paul Lovejoy é o entrevistado do mês e discorre sobre a importância de se estudar os efeitos da escravidão no mundo como um todo. Há ainda artigos dos historiadores João José Reis, sobre a Revolta dos Malês; Marina de Mello e Souza, dedicado aos sangamentos e congadas, batalhas rituais tradicionais trazidas da África pelos escravos; e Sheila de Castro Faria, que escreve sobre as sinhás pretas, ex-escravas que acumularam bens e se tornaram ricas.


Outro destaque da edição é o especial “Guitarra Elétrica”. Com artigo da socióloga Daniela Ribas Ghezzi e reportagem de Cristina Romanelli, o material resgata a história da passeata contra o instrumento realizada em 1967 e discute como a guitarra, após ter sido considerada uma ameaça na década de 1960, contribuiu diretamente para a brasilidade da nossa música.

 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET