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Ensino médio

Foi publicada no Diário Oficial (31/01) a Resolução CNE/CBE 2, que define as novas diretrizes curriculares do ensino médio. O documento tinha sido aprovado pala Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) em maio do ano passado, mas só foi homologado por Fernando Haddad em 23/01, um dia antes de sua saída do MEC.

As diretrizes fixam os eixos gerais da organização curricular nas escolas. As regras anteriores tinham sido aprovadas em 1998 e atualizadas em 2005

Entre 1998 e 2012, não há mudanças de grande porte. Desde os anos 90, 0s fundamentos pedagógicos e metodológicos que norteiam as propostas de mdanças na educação permanecem os mesmo, para o bem e para o mal.

Assim como em 1998, a nova resolução propõe um ensino médio que prepare o educando para o trabalho e o exercício da cidadania, da ética e do respeito à diversidade.

Também como na resolução anterior, o currículo escolar se organiza em grandes áreas de conhecimento - Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. E as palavras de ordem continuam a sendo flexibilidade, contextualização, interdisciplinaridade e transversalidade.

Componentes Curriculares

As diretrizes curriculares de 1998 definiam apenas as grandes áreas de conhecimento e os objetivos que deveriam ser alcançados a partir de determinadas competências e habilidades.
Somente em documentos posteriores - os Parâmetros e as Orientações Curriculares - houve um maior detalhamento da organização curricular. Até mesmo os termos usados - diretrizes, parâmetros, orientações - sugerem a centralidade da escola na definição do projeto pedagógico, como a LDBoriginalmente definia.

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