HISTORIANET

Notícias

VII Seminário Nacional

 VII Seminário Nacional do Centro de Memória:

“MEMÓRIA, CIDADE E EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES”

 

Organização: Profa. Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani e Pq. Dra. Maria Elena Bernardes

 

Vivemos na contemporaneidade a crise das memórias. Crise que se expressa tanto na sobrevalorização das informações em relação às experiências alargadas no/com o tempo, quanto na ansiedade geradora de práticas de memória muitas vezes mercantilizadas, tornadas simulacros, hierarquizadoras dos saberes: ou seja, a memória documentada, reconstituída historicamente e a memória viva, vencida.

A proposta do VII Seminário Nacional do Centro de Memória é trazer à discussão a temática das operações da memória-esquecimento na contemporaneidade, situadas no locus cidade. Lugar complexo, multifacetado, polimorfo e polifônico, mônada da sociedade moderna, concebida como cristalização das tensões, onde se inscrevem práticas de educação das visões racionais, mas, também, dos desejos, das emoções, dos sentimentos, das percepções, das intuições, das paixões - numa palavra, educação das sensibilidades, eivada de contradições, historicamente datada.

O convite, pois, é fazer deste VII Seminário Nacional um fórum aberto à temática ora proposta a partir de múltiplos olhares, de diferentes áreas do conhecimento, fórum passível de ser ressinificado pelas inquietações e criatividades dos diferentes participantes. Fórum atento às potencialidades políticas da focalização da cidade moderna que, em suas ambivalências, se abre, alegoricamente, à (re)invenção da nossa própria humanidade.

Saiba mais

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET