HISTORIANET

Notícias

Casarão Histórico

 Gatunos saqueiam casarão na Campina

Segunda-Feira, 30/01/2012,

 

 Diário do Pará

Um casarão histórico, localizado na esquina da rua Veiga Cabral com a travessa Presidente Pernambuco, teve os azulejos roubados na noite do último sábado. Os azulejos portugueses têm grande valor para história de Belém. O casarão está em processo de tombamento pelo Governo do Estado e por isso é protegido como patrimônio histórico.

O alerta partiu dos moradores da rua, que perceberam a movimentação. De acordo com relatos, os danos dentro da casa são ainda maiores. A situação gerou uma onda de protesto nas redes sociais e despertou o interesse de pesquisadores, historiadores e arquitetos. Ida Hamoy, arquiteta, soube do roubo por familiares que moram perto do casarão. “Isso já vem acontecendo há uns meses, entramos em contato com o Departamento de Patrimônio do Estado informando, mas o casarão é de propriedade privada. O que sabemos é que os saques dentro são mais danosos que fora”, revela.

A diretora do Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultura do Pará (Dphac), Taís Toscano, explica que o processo de tombamento já impede que qualquer mudança seja realizada na casa. “O processo começou há uns seis meses, estamos em fase de levantamento cadastral e avisamos todos os órgãos interessados, nenhuma reforma pode ser realizada, muito menos um roubo”, esclarece. Ela diz que o contato com o dono da propriedade é muito difícil. “Ele foi avisado e sabe da responsabilidade que tem. Falar com ele é uma dificuldade. Já tive reuniões no Ministério Público por conta disso. Nesta segunda, terei outra, e a orientação é que o proprietário seja responsabilizado criminalmente”, revela.

O fotógrafo Michel Pinho também esteve no casarão junto a outros interessados em zelar pelo patrimônio histórico e garantiu que o grupo vai cobrar providências. “Como sociedade civil organizada, estamos nos colocando de maneira clara para que o poder público solucione esse problema, que acontece em muitos outros casarões”.

Até o fechamento desta matéria, o DIÁRIO não teve acesso ao nome do proprietário do imóvel. (Diário do Pará)

 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET