HISTORIANET

Vestibulares

Unicamp 99

Não há dúvidas! Trata-se de um dos melhores vestibulares de História do país. Dividido em 2 fases apenas com questões escritas, independentemente da carreira escolhida pelo vestibulando, para engenharia ou medicina: TEM QUE SABER HISTÓRIA.

No caso da Unicamp o "saber história" tem um significado próprio. Esqueça o conhecimento fatual, enciclopédico e comece a pensar em compreender os processos responsáveis pelas grandes transformações que ocorreram ao longo do tempo, preocupe-se em conseguir relacionar a "História do Brasil" com a "História Geral", ou situações passadas com movimentos atuais.

No vestibular de 99 a Unicamp inovou mais uma vez. Em sua 1a fase, quase todas as 12 questões ( história, geografia, biologia, física, matemática, e química) e também a redação, baseavam-se em um único tema:
A Viagem de Cabral em 1500.

Na 2a fase as 12 questões de História foram trabalhosa, exigindo conhecimento, senso crítico e principalmente, capacidade de redigir uma boa resposta. Como em anos anteriores, a Unicamp manteve o caracter temático da Prova.

Veja a Prova

13) Leia com atenção os dois comentários abaixo sobre colonização:

A colonização foi um meio de consolidação da dominação romana e a única medida político-social de longo alcance com que o estado romano conseguiu atenuar
os desequilíbrios que afetavam o seu corpo social.

(Adaptado de M. Weber, História Agrária Romana, Martins Fontes, 1994)


O esforço de colonização dos portugueses distingue-se principalmente pela predominância do seu caráter de exploração comercial antes de tudo litorânea e
tropical.

(Adaptado de S. Buarque.de Hollanda, Raízes do Brasil, 1936)

a) Quais os principais objetivos da colonização romana?
b) Compare o processo de colonização portuguesa com o processo de colonização romana, apontando as diferenças.

14) A época arcaica (séculos VIII -VI a. C) é talvez o período mais importante da história grega. O período arcaico trouxe consigo inovações capitais em todos os domínios. A novidade maior é o desenvolvimento da polis (cidade-estado grega) cuja característica essencial é a unificação entre cidade e campo. Outras conquistas da época arcaica foram o aparecimento da noção de cidadão e a codificação das leis, que limitavam os poderes arbitrários dos poderosos, a justiça torna-se, portanto, um negócio público.

(Adaptado de M. Austin e P. Vidal-Naquet, Economia e Sociedade na Grécia Antiga, Edições 70, s/d)


a) Cite três características da polis grega.
b) Porque a codificação das leis foi uma etapa importante na formação da polis?

15) Observe com atenção o quadro abaixo datado do século XIV, que representa uma paisagem urbana medieval

( Falta gravura)

(J. Le Goff, Por amor às cidades, UNES? 1998)

a) Identifique no quadro duas construções arquitetônicas típicas de uma cidade medieval.
b) Relacione essas construções aos grupos sociais que compõem a hierarquia da cidade medieval.
c) Cite duas atividades econômicas ou sociais na cidade medieval.

16) No século XIII, um teólogo assim condenava a prática da usura:

"O usurário quer adquirir um lucro sem nenhum trabalho e até dormindo, o que vai contra a palavra de Deus que diz: 'Comerás teu pão com o suor do teu rosto. 'Assim o usurário não vende a seu devedor nada que lhe pertença, mas apenas o tempo, que pertence a Deus. Disso não deve tirar nenhum proveito. "

(Adaptado de J. Le Goff, A Bolsa e a Vida, Brasiliense, 1989)

a) O que é usura?
b) Porque a Igreja medieval condenava a usura?
c) Relacione a prática da usura com o desenvolvimento do capitalismo no final da Idade Média.



17. O historiador Capistrano de Abreu em sua obra, hoje clássica, Capítulos de História Colonial, assim se refere às bandeiras:

Faltam documentos para escrever a história das bandeiras, aliás sempre a mesma: homens munidos de armas de fogo atacam selvagens (...).

Bandeiras: O nome provém talvez do costume tupiniquim, referido por Anchieta, de levantar-se uma bandeira em sinal de guerra.

(Adaptado de Capistrano de Abreu, Capítulos de História Colonial, Civilização Brasileira, 1976)


a) Quais eram os objetivos desse movimento, que se iniciou na capitania de São Vicente?
b) Narre um episódio das bandeiras, usando para isso outras informações históricas pertinentes.



18) Leia abaixo os versos do poeta inglês do século XVII Alexander Pope:

A natureza e as leis da natureza permaneciam escondidas na noite Deus disse, "Faça-se Newton ", e tudo ficou claro.

(Traduzido de J. M. Roberts, History of the World Oxford University Press, 1993)

a) Descreva a principal descoberta científica a que se refere o poema.
b) Quais eram as bases do novo método científico do século XVII?



19) Cite e caracterize três movimentos democrático-liberais que ocorreram no período entre 1776 e 1848.



20) Compare e comente os principais elementos das doutrinas formuladas por Adam Smith em A Riqueza das Nações e por Marx e Engels no Manifesto Comunista.



21) Tanto nos Estados Unidos como no Brasil, a política rural estava ligada a uma cena concepção de trabalho. Mas, enquanto a Lei Brasileira de 1850 dificultava a obtenção de terra pelo trabalhador livre, o Homestead Act de 1862, nos Estados Unidos, doava terra a todos os que desejassem nela se instalar.

(Adaptado de Emília Viotti da Costa, Da Monarquia à República, Brasiliense, 1985)


a) Compare as políticas de acesso à terra nos Estados Unidos e no Brasil na segunda metade do século XIX, mostrando no que diferem.
b) Qual o impacto dessas políticas para o desenvolvimento agrícola e industrial no Brasil e nos Estados Unidos?



22) Em 1938, comentando os bons resultados do futebol brasileiro na Copa do Mundo da França, o sociólogo Gilberto Freyre afirmou:
Creio que uma das condições de vitória dos brasileiros nos encontros europeus prende-se ao fato de termos tido a coragem de mandar à Europa desta vez um time francamente afro-brasileiro. Tomem os arianistas nota disto.

(Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 15/06/1938)

a) Identifique o contexto histórico europeu que permitiu esse comentário de Gilberto Freyre.
b) O que é arianismo e quais seus resultados mais crueis na Europa desse período?
c) Qual o modelo de sociedade brasileira idealizado por Gilberto Freyre?

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET