HISTORIANET

Notícias

Olimpíada Nacional em História

Desmistificando alguns lugares comuns sobre o tópico da educação no Brasil, a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizada pelo Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP, revela destaques entre as escolas públicas e comunidades distantes dos grandes centros.

O Brasil está representado de Norte a Sul e de Leste a Oeste na final da 3ª ONHB, nenhuma região ficou de fora e quase todos os Estado trarão representantes. É interessante, ainda, notar uma pulverização das equipes pelo interior dos Estados. Merece destaque, por exemplo, a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, que virá à final, em Campinas, com duas equipes. Ou a cidade de Bicas, MG, com população de 13.653 habitantes (IBGE/2010), que virá com quatro equipes à final.

Se em valores absolutos o Estado de São Paulo continua tendo o maior número de participantes na Olimpíada (195 na final), outros Estados chamam a atenção quando analisados de maneira relativa à sua população. Com 132 finalistas, o Ceará é o segundo Estado com maior número de participantes na final, tendo aproximadamente 1/5 da população paulista. Roraima, por exemplo, enquanto representa apenas 0,2% da população do país, tem 2% dos participantes da final da Olimpíada. 

Outro dado que pode surpreender é como as escolas públicas chegaram praticamente em pé de igualdade com as particulares na final da Olimpíada, com 44% das equipes finalistas

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET