HISTORIANET

Vestibulares

PUC-SP 99

O vestibular de História da PUC-SP de 1999 dividiu-se em duas etapas. A primeira, composta por 9 questões de múltipla escolha com cinco alternativas e a segunda por uma única e ampla questão temática envolvendo também Geografia.
Como cobrar do vestibulando uma visão ampla e crítica da História?

Como medir conhecimento histórico num exame de vestibular?

Parece que mais uma vez o vestibular de História da PUC de São Paulo conseguiu atender essas expectativas.

Considerando que para o vestibular da PUC, o conhecimento de um fato passa pela contextualização do mesmo, a prova de História foi bem elaborada mantendo o padrão dos anos anteriores utilizando bons textos para os enunciados e dando ênfase para temas atuais.

Das nove questões da primeira fase, quatro foram de História Contemporânea e do período republicano brasileiro. Brasil Colônia, História Medieval e História Moderna mereceram uma questão cada. Destaca-se a ausência de questões sobre História Antiga, História da América e Brasil Império.

Seis questões seguiram o padrão clássico com um enunciado e cinco alternativas objetivas. As outras três questões apresentaram uma formatação diferente, onde o enunciado possuía várias afirmações (entre três e cinco) e as cinco alternativas variavam na indicação das afirmações corretas - uma forma de elevar o grau de dificuldade para resolução de um teste.

Na Segunda etapa, uma única questão em conjunto com Geografia, levou o aluno a elaborar uma dissertação através de reflexões sobre nacionalismos, globalização e imigrações, com seus desdobramentos sociais neste final de século.

Sem dúvida, uma bela questão.

Criativa em sua elaboração, que utilizou textos históricos, charges e trechos de noticiários, além de artigos da Constituição brasileira.

Trabalhosa em sua resolução, mas plenamente adequada àquilo que se espera de qualquer estudante bem preparado no ensino médio e atualizado em relação as principais questões que marcam o cenário nacional e mundial.

Exige-se portanto do vestibulando da PUC de São Paulo a valorização da linguagem escrita, da leitura de textos históricos -- hoje já existe uma vasta bibliografia com linguagem adequada sobre os mais diversos temas da História -- bem como de jornais e revistas para estar sempre atualizado e capacitado para reflexão e interpretação do processo histórico.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET