HISTORIANET

Notícias

Arte e Educação

Arte + Educação = Cultura
Além de obras de arte os museus oferecem muito mais aos docentes
Ainda que seja uma fórmula matemática bem simples muitos professores não sabem mais a maioria dos museus da cidade tem um departamento que cuida especialmente de cursos voltados a educadores, o Serviço Educativo. Os projetos variam de acordo com cada museu e com a sua programação, mas quase todos desenvolvem algo voltado a formação dos docentes e auxiliam a preparação de visitas monitoradas, além de materiais de apoio.
MASP
No Museu de Arte de São Paulo, por exemplo, os professores podem se associar gratuitamente pelo projeto Professor Amigo. Após preencher uma ficha de inscrição o docente recebe uma carteirinha que permite o acesso livre ao prédio e também o empréstimo de materiais disponíveis no acervo do museu. Além disso, em todos os primeiros sábados do mês, há o Curso de Introdução a História da Arte consiste em aulas ministradas a partir da análise das obras do acervo da instituição.
Outro serviço que o MASP oferece aos professores são as assessorias, em que os curadores do museu auxiliam os docentes a organizar visitas e também avaliar o rendimento dos alunos após o evento.
Para saber mais acesse Educativo MASP
CCBB
No Centro Cultural Banco do Brasil oferece no mês de outubro uma reflexão sobre a forma de transmitir conhecimento de maneiras alternativas àquelas já conhecidas pelos docentes. A ideia é trazer um lado mais lúdico para a sala de aula e para isso propõem que os e os professores encontrem novas formas de lecionar conteúdos através da introdução de jogos e de obras artísticas.
Para saber mais acesse Educativo CCBB ou pelo telefone 3113-3649
Pinacoteca
Já a Pinacoteca do Estado de São Paulo reabre dia 15 de outubro com uma programação voltada especialmente para os professores. A antiga proposta, obras do século 19 até a arte contemporânea organizadas em uma linha do tempo, foi reformulada e agora foca na arte brasileira, da época colonial até os anos 30. Muitas das obras adquiridas desde 1998 continuam em exposição, mas dialogando com a nova ideia.
Essa reinauguração também prevê um novo prédio onde movimentos artísticos dos anos 40 até 70 sejam expostos.
Para saber mais acesse acesse Educativo Pinacoteca
Memorial da Resistência
Todo último sábado do mês o museu tem um encontro com os professores onde o conteúdo dos documentos do memorial é aprofundado com os docentes com o objetivo de explorar o lado didático desses materiais. Além disso, é oferecida uma assessoria aos professores que querem trazer alunos para fazer uma visitação em que os docentes recebem um material de apoio para preparar aulas e também uma indicação de como avaliar os alunos após a visita.
Para saber mais acesse acesse Memorial da Resistência de São Paulo
Informações do Sinpro SP

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET