A Águia e a Cruz
LANÇAMENTO
A águia e a cruz - O Império Romano frente ao Cristianismo dos séculos I e II D.C
Descrição Rápida
Autor: Gilberto Angelozzi
Editora: Paco E ditorial
ISBN-13:9788563381507
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 cm
Edição: 1
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 224
Área/Assunto: História do Cristianismo
Como os cristãos eram vistos pelos romanos? No que diz respeito à religião os romanos suspeitavam de inovações e identificavam os cristãos como uma superstição, e como tal, era uma prática que afastava as pessoas da sociedade e que não usava a inteligência para pensar sobre os deuses. Para combater esta visão, as imagens distorcidas dos romanos e objetivando estabelecer a identidade cristã, os apologistas cristãos se esmeraram na elaboração de seus escritos. Seguindo pistas, como as expostas acima, este livro analisa a existência de uma identidade cristã no final do século I e início do século II d.C., a visão que os romanos tinham dos cristãos no mesmo período e o surgimento de um precedente para uma legislação anticristã nos séculos posteriores.
Através de textos de Suetônio, Tácito, Plínio o jovem, Dion Cássio e Minúcio Félix o autor estuda as relações entre romanos e cristãos nos séculos I e II d.C. e procura compreender o surgimento de um precedente para uma legislação anticristã – inexistente até o momento de Trajano. Angelozzi analisa as relações entre o Império Romano e os cristãos entre 54 e 120 d.C., ou seja, de Nero a Trajano. Nesse contexto, analisa ainda as relações entre Roma e o culto cívico romano e as religiões e superstições oriundas do Oriente, com enfoque na questão cristã. Porque, no que diz respeito à religião, os romanos suspeitavam de inovações, puniam os cultos de mistério e as práticas que afastassem as pessoas da sociedade.
O livro traça um roteiro da construção da identidade cristã nos séculos I e II, muitas vezes ressignificando conceitos, práticas e crenças romanas à luz do ideário cristão.
Trata-se de uma obra de História Política que trata da religião, da cultura e da política romanas e das suas relações com a religião e a cultura cristãs na segunda metade do século I e nos primeiros vinte anos do século II d.C.
Gilberto Aparecido Angelozzi é doutorando em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense. É graduado em História e Teologia pela PUC-SP. Dedica-se ao estudo da religião cristã e das suas manifestações na política e na cultura das sociedades da Antiguidade Clássica, da Idade Média e da América Latina na atualidade.