FGV - Novidades
Administração FGV
A FGV trouxe uma novidade para o próximo vestibular.
Na verdade, a renomada faculdade optou por dividir e diferenciar as provas para os dois cursos ministrados na EAESP: Administração de Empresas e Administração Pública.
Tradicionalmente os vestibulandos para o curso de Administração realizam uma única inscrição, na qual podiam optar pelas duas modalidades, “empresas” ou “pública”, e realizavam a mesma prova.
A partir do vestibular 2012, marcado para o dia 11 de dezembro próximo, as inscrições devem ser separadas, ou para “empresas” ou para “pública” e as provas terão diferenças significativas.
Na primeira parte, chamada de módulo objetivo, a prova será a mesma, composta por 60 testes que devem ser respondidos em 4 horas. A diferença está no módulo discursivo, aplicado no mesmo dia, no período da tarde, no qual os candidatos à Administração Pública terão uma prova diferenciada daquela que era realizada até então, composta por questões de História, Geografia e Interpretação do Brasil Contemporâneo – além de redação - e não terão mais a prova de matemática.
Portanto, as questões escritas dessas matérias passam a ter peso determinante para o sucesso do candidato.
A mudança no vestibular acompanha as novas determinações que a FGV pretende implementar para o cursos de Administração Pública, que considera que “o espaço público no Brasil está se transformando, tornando-se mais dinâmico, mais eficiente, mais democrático e mais atrativo como horizonte profissional aos mais jovens e haverá uma grande demanda por profissionais qualificados a atuar no Estado (ou em atividades delegadas por ele), em organizações não-governamentais, Fundações Empresariais, Organismos Internacionais, empreendedorismo social, instituições de representação política e para as áreas de articulação social e governamental das empresas.”
Essa nova orientação adotada pela FGV determinou a mudança no vestibular, com forte cobrança de conhecimento na área de humanidades, destacando-se Interpretação do Brasil Contemporâneo
Para a banca examinadora, “o propósito desta prova é avaliar o conhecimento do candidato acerca dos principais fatos e questões do Brasil no período que vai do regime militar até os dias de hoje. O foco, portanto, são os maiores problemas atuais do país e as transformações pelas quais vêm passando”.
Os temas que podem ser pedidos na prova são os seguintes:
1. A redemocratização brasileira: principais características;
2. A Constituição de 1988 como nova carta de direitos de cidadania;
3. O sistema político brasileiro: características, dificuldades e mudanças nas últimas duas décadas;
4. As eleições presidenciais desde 1989: vencedores e projetos de poder;
5. Transformações contemporâneas do Estado brasileiro;
6. O combate à desigualdade social: avanços e problemas que persistem;
7. O novo lugar do Brasil no mundo: líder sul-americano e membro dos BRICs.
Desde o lançamento do edital para o vestibular, o HISTORIANET vem se dedicando a organizar um curso com o objetivo de preparar os candidatos para esse novo padrão, selecionando textos que tratem dos temas propostos, analises que relacionem as questões sugeridas e exercícios escritos ( que são corrigidos e comentados ) possibilitando ao vestibulando perceber suas maiores dificuldades e sua evolução no período preparatório.
Para saber mais, entre em contato com curso@historianet.com.br ou diretamente com o professor Claudio Recco – recco@historianet.com.br