HISTORIANET

Notícias

Revista de História

As 10 maiores batalhas brasileiras é tema do debate da Revista de História da Biblioteca Nacional


FRANCISCO CARLOS TEIXEIRA PARTICIPA DO ENCONTRO QUE ACONTECE DIA 26 DE JULHO NA BIBLIOTECA NACIONAL


A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) promove no próximo dia 26 de julho, terça-feira, às 16h, mais uma edição do Biblioteca Fazendo História. Com o tema “As 10 Maiores Batalhas Brasileiras”, matéria de capa da edição 70 da RHBN, o debate vai discutir as batalhas mais importantes para a história nacional, levando em consideração pontos relevantes da cultura militar e os diferentes tempos históricos que ocorreram.  O evento terá a participação do professor Francisco Carlos Teixeira e do historiador Adler Homero Fonseca de Castro.

O debate será realizado no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional e terá transmissão pelo site www.institutoembratel.org.br e acompanhamento, em tempo real, pelo twitter da revista (@rhbn). A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificados de participação que podem ser utilizados por alunos e professores como horas de atividades complementares.

Os palestrantes

Francisco Carlos Teixeira é professor titular de História Moderna e Contemporânea da UFRJ e professor da Escola Superior de Guerra e da Escola de Guerra Naval. Teixeira também é autor de diversas obras como: “Enciclopédia de Guerras e Revoluções do Século XX” e o “O Século Sombrio”. 

Adler Homero Fonseca de Castro é historiador e conselheiro-curador do Museu Militar Conde de Linhares e assina o artigo sobre a Batalha de Porongos na edição 70 da RHBN.

O evento

Biblioteca Fazendo História é uma série de debates mensal realizada pela Revista de História da Biblioteca Nacional, cujo objetivo é discutir temas relevantes da História do Brasil abordados em cada edição da revista.

A revista

Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz a cada mês reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação é mensal e distribuída em bancas de todo o país. Seu conselho editorial é formado por Alberto da Costa e Silva, Caio César Boschi, João José Reis, José Murilo de Carvalho, Laura de Mello e Souza, Lilia Schwarcz, Luciano Figueiredo, Marcos Sá Corrêa, Marieta de Moraes Ferreira, Ricardo Benzaquen e Ronaldo Vainfas.

Serviço

Biblioteca Fazendo História. Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). Dia 26 de julho, às 16h. Informações: (21) 2220-4300, ramal 215. Inscrições no próprio local. Entrada franca, com direito a certificado de participação.

 

 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET