HISTORIANET

Notícias

SISU

Os estudantes que prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 22 e 23 de outubro poderão concorrer a pelo menos 74 mil vagas em universidades federais no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2012. Em comparação ao primeiro semestre deste ano e considerando as mesmas instituições, o aumento já é de 27% - em 2011 foram ofertadas 58.357 vagas.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou as instituições que participarão do processo que utiliza a nota no exame para escolher seus calouros, mas conforme levantamento realizado pelo iG, das 57 universidades federais e dois Centros Federais de Tecnologia do País, 39 já confirmaram a adesão, sete ainda não decidiram e 13 ficarão de fora.

Incluindo os institutos federais e algumas faculdades estaduais que entram no sistema, o número total ainda vai aumentar. Em 2011, a soma final chegou a 83.125 vagas em 83 instituições públicas. Além disso,  como muitas instituições não publicaram os editais de seus processos de seleção, o levantamento do iG se baseia nas vagas já oferecidas, mas algumas faculdades criarão novos cursos.

Entre as universidades que aboliram o vestibular, também ocorreu um aumento. No primeiro semestre de 2011, foram 23 que utilizaram apenas o Sisu. Para a próxima seleção, já são 25 confirmadas, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Piauí, que definiram a adesão total ao sistema este ano - elas já participavam, mas apenas com parte das vagas.

Quem prestar o Enem ainda terá a chance de entrar em algumas universidades que preferem não aderir ao Sisu, mas selecionam com a nota do exame, como é o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O vestibular resiste como o único modo de seleção em oito federais, nas quais o exame do MEC é usado apenas para selecionar vagas remanescentes ou compor a nota final.

 

Fonte: Ig Educação

 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET