HISTORIANET

Notícias

Cursos de Direito

Determinação foi tomada após resultado no Enade 2009

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial da União, a determinação do fechamento de 10.912 vagas de ingresso de estudantes, por vestibular ou outros processos seletivos, de 136 cursos de Direito. Confira os cursos com vagas reduzidas. 

A decisão, realizada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), foi baseada na nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009, que teve o resultado divulgado em fevereiro último. Os cursos com vagas fechadas apresentaram resultados insatisfatórios no Enade, com conceitos preliminares de curso (CPC) entre 1 e 2, em uma escala que vai até 5. 

A redução do número de vagas é obrigatória até a renovação de reconhecimento dos cursos. Caso os cursos mantenham o resultado insatisfatório, a determinação da Seres pode ser definitiva. A partir da notificação, as instituições de educação superior relacionadas no despacho da secretaria têm prazo de até 30 dias para apresentar defesa à secretaria.

Ao mesmo tempo em que reduziu vagas, o MEC autorizou a criação de outros 32 novos cursos de direito. O limite de vagas por curso é de 100 vagas anuais. Eles tiveram os projetos submetidos a avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e apresentaram resultado igual ou maior que 3 nas dimensões analisadas ? composição de corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico. O limite de vagas por curso é de 100 vagas anuais.

De acordo com o secretário de regulação e supervisão da educação superior, Luís Fernando Massoneto, o MEC, com as medidas, busca garantir a qualidade do ensino. "Ao reduzir a oferta de cursos considerados insuficientes e permitir a abertura de vagas em cursos com avaliação satisfatória, promovemos a expansão da oferta no ensino superior sem abrir mão da qualidade, conforme prevê o Plano Nacional de Educação", destacou. 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET