HISTORIANET

Vestibulares

2011 FGV - adm

Humanas

 

 

46) "Nascido da dor, nutrindo-se da esperança, ele é na história o que é na poesia a saudade, uma feição inseparável da alma portuguesa". Desta maneira, o historiador português João Lúcio de Azevedo dimensionou a importância do sebastianismo para a cultura e para a história de seu país. Acerca desse fenômeno é correto afirmar:

A) Trata-se de uma tendência literária vinculada à poesia barroca, que influenciou fortemente a cultura lusitana desde o início do século XVI.

B) Trata-se de uma corrente da ilustração portuguesa desenvolvida no século XVIII e ligada a Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal.

C) Trata-se de uma vertente do pensamento liberal português contemporâneo baseada nas obras do matemático José Sebastião e Silva.

D) Trata-se de uma heresia protestante desenvolvida em Portugal, no século XVII, e muito difundida nas possessões coloniais, baseada no culto a São Sebastião.

E) Trata-se de uma crença messiânico-milenarista vinculada ao desaparecimento do rei dom Sebastião no norte da África, em 1578.

 

47) Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves e José Sarney foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente pelo Colégio Eleitoral. A respeito do funcionamento das eleições indiretas no Brasil, no tempo da ditadura militar, é correto afirmar:

A) As eleições diretas para presidente foram mantidas entre 1964 e 1982 e o Colégio Eleitoral instituído em 1983, diante do avanço das forças oposicionistas.

B) Entre 1964 e 1973, os presidentes da república foram eleitos pelos governadores estaduais, prefeitos das capitais e pelos comandantes das Forças Armadas.

C) Senadores, deputados federais e deputados escolhidos nas Assembleias Legislativas Estaduais tinham direito a voto no Colégio Eleitoral de 1985.

D) Até 1985, os cinco candidatos mais votados nas Assembleias Legislativas Estaduais eram submetidos à escolha dos integrantes do Colégio Eleitoral.

E) As duas chapas mais votadas pelos deputados federais e senadores eram submetidas ao Colégio Eleitoral composto pelos comandantes das Forças Armadas.

 

 

48) Em 1936, a Espanha viu-se envolvida em uma sangrenta guerra civil que se estendeu até 1939 e causou cerca de um milhão de mortos. A respeito desse conflito, é correto afirmar:

A) Foi provocado por uma revolução popular que proclamou a república, estabeleceu um regime socialista em fevereiro de 1936 e contou com o apoio de tropas do exército soviético.

B) Foi provocado pela reação de setores conservadores e antirrepublicanos à vitória da FrentePopular nas eleições de fevereiro de 1936 e contou com o apoio de forças militares nazifascistas.

C) Foi provocado pelo movimento separatista da Catalunha, que se recusou a integrar a República espanhola a partir de 1936 e contou com a intervenção militar de tropas francesas.

D) Foi provocado por setores antimonarquistas derrotados nas eleições de fevereiro de 1936 e que desejavam proclamar uma república na Espanha, e contou com o apoio de brigadas de voluntários vindos de diversos países.

E) Foi provocado pela reação de monarquistas, militares, fascistas e setores da Igreja católica contra a instauração da república na Espanha, em 1931, e contou com o apoio de tropas militares da Inglaterra.

 

49) A Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, marca o fim da escravidão no Império brasileiro. A lei assinada pela princesa Isabel foi precedida por diversos movimentos e resistências de escravos em diversas partes do Brasil. Com base nessa temática, considere as seguintes afirmações:

 

I Líderes negros, como o advogado Luís da Gama e o jornalista José do Patrocínio, tiveram atuação destacada na defesa do fim da escravidão no Brasil.

II Fugas em massa foram estimuladas pelos Caifazes, que encaminhavam ex-escravos para o quilombo do Jabaquara, em São Paulo, e até para o Ceará, onde a escravidão já havia sido abolida.

III A abolição implementada pela monarquia não previa medidas que preparassem os ex- escravos para o pleno exercício da cidadania, o que só viria a ser realizado pelos governos republicanos a partir de 1889.

 

Está correto somente o que se afirma em

 

A) I

B) II

C) III

D) I e II.

E) I , II e III.

 

 

50) A Constituição dos Estados Unidos da América, de 1787, é considerada a primeira experiência significativa de Estado federal. Isso se deve

 

A) ao princípio constitucional baseado na pluralidade de centros de poder soberanos e

coordenados.

B) ao princípio constitucional caracterizado pela inexistência de leis gerais válidas para toda a nação.

C) ao princípio constitucional baseado na absoluta submissão das unidades federativas ao governo central.

D) ao princípio constitucional de garantia dos direitos individuais do cidadão e das minorias sociais.

E) ao princípio constitucional baseado no corporativismo e na negação do direito de rebelião e insubordinação política.

 

 

56) A crise financeira de 2008/2009 teve efeitos profundos sobre a economia mundial. Sobre as consequências dessa crise no plano multilateral, assinale a alternativa correta.

 

A) A criação do G-20 financeiro, um fórum que busca promover a estabilidade financeira global.

B) O início das negociações em torno de um novo quadro de regulação que torne menos vulnerável o setor bancário, conhecido como Basileia III.

C) O reforço do Consenso de Washington, uma vez que a crise teve efeitos menos graves em países que adotaram o receituário neoliberal.

D) A adoção de políticas de estímulo fiscal e de regulação sobre as transações financeiras, que revelam o esmaecimento do papel dos Estados na gestão da crise.

E) A comprovação de que o mercado é o mecanismo mais importante de alocação eficiente derecursos para crescimento econômico e salvaguarda em crises mundiais.

 

 

57) O espantoso crescimento econômico da China no último decênio revela-se com nitidez no aumento da participação do país no comércio mundial. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

A) Os preços das commodities no mercado mundial vêm sendo profundamente afetados pelas oscilações da demanda chinesa.

B) A China não pertence à Organização Mundial do Comércio (OMC), fato que limita seu intercâmbio comercial com os Estados Unidos.

C) Os investimentos chineses nos países africanos concentram-se no setor de serviços, especialmente transporte e comunicações.

D) O aumento da penetração de produtos chineses na América Latina não afeta de maneira significativa as exportações brasileiras para a região.

E) O incremento do fluxo de comércio bilateral Brasil-China não vem sendo acompanhado por investimentos produtivos chineses.

 

 

58) As discussões sobre a migração começam tipicamente com uma descrição dos fluxos entre países em desenvolvimento e países desenvolvidos, ou aquilo que por vezes é livremente – e inadequadamente – designado por fluxos de “Sul – Norte”.

Fonte: PNUD, Relatório de Desenvolvimento Humano 2009: Ultrapassar fronteiras: mobilidade e desenvolvimento humano.

Sobre as migrações no mundo contemporâneo, assinale a alternativa correta.

 

I Como resultado da globalização, as migrações internacionais se tornaram mais numerosas do que as migrações internas.

II A maior parte das migrações internacionais ocorre entre países que possuem níveis semelhantes de desenvolvimento econômico, considerando-se os critérios da Organização das Nações Unidas (ONU).

III As taxas de emigração entre países de IDH muito elevado são, em média, superiores àquelas vigentes entre países de IDH baixo.

 

Estão corretas

A) apenas as afirmativas I e II.

B) apenas as afirmativas I e III.

C) apenas as afirmativas II e III.

D) apenas a afirmativa II.

E) todas as afirmativas.

 

59) Em 01 de agosto de 2010, teve início o 12º Censo Demográfico brasileiro. O Censo 2010 envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas, e seus resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos. A alternativa que descreve uma mudança introduzida nesta edição do Censo é:

 

A) Investigação sobre arranjos familiares formados por cônjuges do mesmo sexo.

B) Investigação sobre os grupos étnicos e sua distribuição pelo território nacional.

C) Investigação sobre as comunidades religiosas e sua distribuição pelo território nacional.

D) Investigação sobre os padrões de mortalidade e fecundidade vigentes no país.

E) Investigação sobre os níveis de renda e de consumo das famílias brasileiras.

 

 

60) Alto Guayabal, confins das províncias de Antioquia e Chocó, noroeste da Colômbia. No dia 30 de janeiro de 2010, antes do amanhecer, as forças armadas colombianas lançaram uma ofensiva contra uma oca do povo indígena Embera Katio. Uma criança de um ano e seis meses morreu e quatro pessoas ficaram feridas. As plantações foram destruídas e muitos animais, mortos. O exército imediatamente falou em “erro” durante uma perseguição a guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). [...] O bombardeio atingiu uma das comunidades localizadas no entorno do Cerro Careperro, montanha considerada sagrada pelos povos originários e que está sob a mira da transnacional norte-americana Muriel Mining Corp., atraída para a região pela presença de ouro.

Fonte: Laurence Mazure, A Corrida do Ouro na Colômbia, Le Monde Diplomatique Brasil,

http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=732 acesso em 15/08/2010.

 

Sobre o novo ciclo de investimento estrangeiro na mineração em território colombiano, julgue as seguintes afirmativas:

 

I As mais importantes reservas minerais colombianas estão situadas em reservas ambientais e de povos indígenas.

II A implementação do Plano Colômbia, acordado com os Estados Unidos em 1999, provocou deslocamentos em massa das populações indígenas e abriu caminho para o ingresso das multinacionais mineradoras.

III Em 2009, durante o governo chefiado por Álvaro Uribe Vélez, o código de mineração colombiano foi modificado, de forma a facilitar a obtenção de concessões e o registro das atividades mineradoras.

IV A Colômbia não é o único país da América do Sul a promover a extração mineira como um dos eixos de seu desenvolvimento econômico.

 

Estão corretas

A) apenas as afirmativas I, II e III.

B) apenas as afirmativas II, III e IV.

C) apenas as afirmativas I, III e IV.

D) apenas as afirmativas I e IV.

E) todas as afirmativas.

 

 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET