HISTORIANET

Notícias

PALESTINA reconhecida

Palestina pode ser reconhecida pela maioria dos países em 2011

O ministro palestino das Relações Exteriores, Riyad al-Malki, disse neste domingo (9) que a maioria dos países do mundo, entre eles os da União Europeia, reconhecerão em 2011 a Palestina como Estado. A afirmação foi feita depois de reunião com a chanceler espanhola, Trinidad Jimenez.

"A ministra espanhola me disse que a União Europeia irá reconhecer um Estado palestino no início de setembro" de 2011, declarou Malki aos jornalistas, sem informar quando ocorreu esta conversa com Jiménez.

"Caso a União Europeia (UE) não o faça, a Espanha será o primeiro país a reconhecer um Estado palestino", garantiu. Malki disse ainda que, antes do fim de setembro, "a maioria da comunidade internacional irá reconhecer um Estado palestino independente".

O Chile reconheceu na sexta-feira a Palestina como um Estado "livre e independente", seguindo outros países da América Latina.
Em dezembro, Brasil, Argentina, Bolívia e depois Equador reconheceram a Palestina como um "Estado livre e independente no interior das fronteiras de 1967", ou seja, o traçado da fronteira antes da guerra dos Seis Dias.

O Uruguai anunciou que fará o mesmo em 2011, sem informar em que fronteiras.
Cuba, Venezuela, Nicarágua e Costa Rica já reconhecem o Estado palestino.
Malki indicou que a Autoridade Palestina se esforça para obter o reconhecimento do México e de outros países da América Central e do Sul.

Esta onda de reconhecimentos latino-americanos alarmou Israel e suscitou a reprovação de Washington, para quem "qualquer ação unilateral é contraproducente", segundo o departamento de Estado.

Portal Vermelho
Com agências internacionais

 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET