HISTORIANET

Livros

História do Futebol

Arquivo Público lança o livro "Histórias do Futebol"

 Publicação analisa a presença do futebol na vida dos brasileiros e traz reproduções de documentos do acervo do Arquivo Público.

Histórias do Futebol


Lívia Gonçalves Magalhães

Arquivo Público do Estado de São Paulo

192 páginas

R$ 15,00

Em época de Copa do Mundo, a paixão do brasileiro pelo futebol pode ser vista nas ruas decoradas de verde e amarelo e na expressão das pessoas reunidas para torcer pelo Brasil. Esse mesmo esporte, em outros momentos, transforma em nosso "inimigo" o torcedor do time adversário, que tenta, nas derrotas, fugir das gozações.  O futebol mexe com as nossas emoções: faz rir, chorar, sentir raiva. Mas, por quê?

É o que tenta responder a pesquisadora Lívia Gonçalves Magalhães no livro Histórias do Futebol, que acaba de ser lançado pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo. Pelas páginas deste livro, ilustrado com fotografias, jornais, revistas e outros documentos do acervo da instituição, fãs de futebol e professores poderão acompanhar a trajetória do esporte preferido dos brasileiros.

  Dividido em 7 capítulos, Histórias do Futebol discute temas como o início do futebol em São Paulo e a história dos principais clubes paulistas; a participação da seleção brasileira nas Copas do Mundo; o papel do futebol na construção da identidade nacional e a sua rápida popularização no país; o futebol no mundo globalizado e o futebol feminino no Brasil. "Estudar o futebol a partir de uma perspectiva histórica é conhecer mais da nossa sociedade, dos nossos costumes e da nossa própria história", explica a autora na introdução do livro.

Lívia Gonçalves Magalhães é mestre em Estudos Lationamericanos pela Universidade Nacional de San Martin, na Argentina, onde defendeu a dissertação Trece jugadores en campo. Medios de comunicación, dictaduras militares y Mundiales de Fútbol en Brasil y Argentina. Atualmente, é doutoranda em História na Universidade Federal Fluminense, onde pesquisa temas como futebol, consenso social e ditadura militar no Brasil e na Argentina.

  Este livro é o primeiro volume da coleção Ensino e Memória, série de livros voltados para auxiliar professores de ensino fundamental e médio no uso de fontes históricas em sala de aula. Para isso, Histórias do Futebol apresenta nove atividades didáticas que os professores podem usar em suas aulas. Estas atividades, desenvolvidas pelo Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público, são compostas por documentos históricos para serem analisados pelos alunos.

Gratuito para professores

Histórias do Futebol pode ser adquirido na Livraria Histórica, localizada no Arquivo Público do Estado (Av. Cruzeiro do Sul, 1777 - Santana/São Paulo), pelo valor de R$ 15,00. Instituições culturais e professores da rede pública e privada de ensino podem solicitar um exemplar gratuito perante a apresentação de documento de comprovação de docência ou por meio de oficio. Nessas casos especiais o pedido deverá ser enviado para o e-mail acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br e será feita apenas a cobrança do SEDEX. Essa publicação também está disponível para download pelo link http://www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/destaque.php

Fãs de futebol ainda podem conferir a exposição virtual "Futebol no Brasil: das origens à popularização" (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_futebol) e ver jornais, fotos e documentos de diferentes épocas. A exposição é formada por 8 "salas" que contam a trajetória do futebol no cotidiano da sociedade brasileira.


 Sobre o Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil do Estado de São Paulo, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico, grande quantidade de jornais e revistas e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

Mais informações para a imprensa com Verônica Cristo ou Patrícia Carvalho (Núcleo de Comunicação do Arquivo Público do Estado de São Paulo) pelo telefone (11) 2089-8124

Visite nossa sala de imprensa: www.arquivoestado.sp.gov.br/imprensa
Siga o Arquivo Público no Twitter: http://twitter.com/ArquivoPublico

 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET