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Mackenzie 2000

1) "Do rei os donatários não recebiam mais do que a própria terra e os poderes para conquistá-la".
Eduardo Bueno - Capitães do Brasil Assinale a altemativa correta sobre o sistema de colonização citado no texto.

a) O sistema de capitanias tinha por objetivo soiucionar a questão demográfica em Portugal, deslocando para a colônla o excedente de população.
b) Pernambuco e São Vicente foram as capitanias bem sucedidas, graças ao apoio francês ao comércio do açúcar e extrativismo de pau-brasil.
c) Financiado totaimente peio govemo português, fracassou em virtude da péssima administração.
d) As lutas contra nativos, iongas distâncias, faita de recursos, levaram o sistema ao fracasso; embora seu iegado como o latifúndio e a estrutura social excludente tenham sido duradouros em nosso país.
e) A excelente situação econômica de Portugal facilitou o apoio aos donatários que reproduziram no Brasil o sistema feudal europeu.

Resposta: D

2) "Está aí a explicação para a originalidade do Brasil na América Latina: manter a unidade e ser durante o século XIX a única monarquia da América."
Caceres - Història do Brasil

Assinale a altemativa que justifica a frase acima:

a) A unidade e a monarquia interessavam à elite proprietària que temia o fim do trabalho escravo e as lutas regionais, dai a independência feita de cima para baixo.
b) A forma de govemo monàrquico fora imposição da Ingiaterra para reconhecer nossa independência.
c) Os líderes da aristocracia rural eram abolicionistas e republicanos e relutaram em aceitar o govemo monárquico.
d) O separatismo nunca esteve presente em nossa História, nem na fase colonial e tampouco no império.
e) O liberais no Brasil da época não temiam a haitização do país, já que defendiam o fim da escravidão e amplos direitos à população. Resposta: A

3) "Não há mais nada parecido com um saquarema do que um luzia no poder." A frase de Hoianda Cavalcanti, referindo-se a atuação dos partidos Liberal e Conservadoç durante o segundo Reinado, pode ser interpretada da seguinte forma:

a) os partidos eram profundamente diferentes em suas propostas e ideoiogia.
b) não havia possibiiidade de conciilação entre ambos, em virtude de representarem segmentos e interesses divergentes.
c) representavam a mesma camada soclal, sem ideologla definida, revezavam-se no govemo e tinham por objetlvo a busca do poder.
d) durante o govemo do lvarquês de Paraná, de 1853 a 1858, acirraram-se as disputas entre os partldos, dlficultando o Sistema Parlamentarista.
e) o imperador com reduzidos poderes flcava à mercê dos conflitos entre os partidos Liberal e Conservador.

Resposta: C

4) Na República Velha, pobres, marginais, desempregados, filhos rebeldes eram praticamente forçados a ingressar na Marinha, onde não podiam dar baixa antes de 15 anos de serviço; sujeitos a trabalho pesado, disciplina rigorosa, castigos físicos.

Tais fatos provocaram a revolta liderada pelo marinheiro João Cândldo, conhecida por:

a) Revolta da Vacina.
b) Revolta do Contestado.
c) Revolta de Juazeiro.
d) Revolta da Chibata.
e) Revolta do Caldeirão.

Resposta: D

5) A Revolução de 1930 apoiada por grupos heterogêneos, sem grandes rupturas, promoveu sob a liderança de Getúlio Vargas um novo encaminhamento para o Estado braslleiro. Identifique estes traços nas altemativas abaixo.

a) O Estado getulista incentivou o capitalismo naclonal, promovendo a aliança entre setores da dasse trabalhadora urbana e a burguesia nacional.
b) Para Vargas, a questão social permanecia um caso de polícia e o modelo econômico passou a ser apoiado pelo capital estrangeiro.
c) As decisões econômico-financeiras foram descentralizadas, tendo o presidente reduzidos poderes.
d) O poder dos estados foi fortalecido em relação á união.
e) Preservaram-se as relações clientelistas, mantendo-se a oligarquia cafeeira no poder como antes de 1930.

Resposta: A

6) Sobre os partidos políticos criados no final do. Estado Novo e que comandaram a vida política nacional até 1964, NÃO podemos afirmar:

a) a UDN representava classes médlas e elites e, quanto mais se aproximava do fim do populismo mais convertla-se num partido conservador, com uma parcela significativa de seus membros favorável ao golpe militar.
b) o PSD, partido varguista tinha suas bases nas oligarquias e burocracia federal, levantando a bandelra conservadora.
c) o PTB, também varguista e apoiado por sindicatos e massas urbanas, cresceu muito durante os govemos Juscelino e João Goulart, ameaçando o equilíbrio no Congresso crescendo os temores conservadores.
d) o PCB sai da clandestinidade em 1945, mas é novamente cassado.
em 1947 pelo Govemo Dutra, em função da guerra fria. e) o PDC tinha expressào naclonal em razào do carlsma de seu líder Adhemar de Barros.

Resposta: E

7) No Brasil, hà vinte anos, a Lei de Anistia proposta pelo governo João Batista Figueiredo reintegrava na sociedade e na politlca, presos e exilados que estavam no exterior, resultando :

a) na abertura de processos contra os acusados da prática de tortura.
b) no apoio da chamada "linha dura" à lei de anistia, consolidando a proposta do governo.
c) numa anistia ampla, geral e irrestrita, atendendo as oposições.
d) na satisfação plena das reivindicações do movimento pró-anistia, possibilitando o esclarecimento da questão dos desaparecldos políticos.
e) na libertação de presos e retorno de exilados por crimes políticos, excluindo atos de terrorismo e ação armada contra o governo.

Resposta: E

8) O presidente acusava as misteriosas "forças ocultas" como responsávels pelo seu ato. Hoje, há poucas dúvidas de que a renúncia fazia parte de uma estratégia golpista. Minoritário no Congresso, criticado duramente por Carlos Lacerda, o presidente esperava voltar nos braços do povo, fato que não se confirmou.
Através do texto, identifique o acontecimento histórico em questão.

a) Suicídio do Presidente Getúlio Vargas.
b) Impeachment do Presidente Collor de Mello
c) Queda do govemo Goulart
d) Deposição de Carlos Luz
e) Renúncia de Jânlo Quadros

Resposta: E

9) Durante o período de conquistas, a sociedade romana transformou-se profundamente. Dentre essas transformações, NÃO podemos afirmar que:

a) os pequenos lavradores foram levados praticamente à ruína, impossibilitados de concorrer com a produção de latifúndios trabalhados por escravos.
b) em 326 a.C., foi estipulada a submissão servil por dívidas, tornando a mão-de-obra servil conjuntamente com a escrava de importância vital para a produtividade rural da elite romana.
c) do contato com a experiência jurídica de outros povos, entre os quais os gregos, os romanos fizeram uma incorporação dos elementos dos códigos de leis e das tradições dessas nações ao direito romano.
d) os intelectuais, mercadores e escravos trazidos a Roma aceleraram o processo de helenização já iniciado quando do contato de Roma com as cidades gregas da Itália meridional.
e) a ampla utìlização da mão-de-obra escrava trouxe ao estado romano inúmeras rebeliões de cativos, entre as quais a comandada pelo trácio Spartacus, que chegou a ameaçar a própria cidade de Roma.

Resposta: B

10) Na Idade Média, o processo de produção predominante teve relações sociais e uma ordem política e cultural específica. Sobre essa estrutura econômico-social denominada Modo de Produção Feudal é INCORRETO afirmar que:

a) a produção se realizava, fundamentalmente, nos feudos ou domínios e a exploração das terras era realizada através do trabalho servil.
b) os camponeses estavam submetidos à servidão e eram obrigados a pagar impostos e taxas, que variavam de região para região.
c) a Igreja forjou a mentalidade da época, reforçando o predomínio dos senhores feudais (clero e nobreza), justificando os privilégios estabelecidos e oferecendo ao povo, em troca, a promessa do paraíso.
d) O comércio regional de matérias-prlmas e produtos artesanais é um reflexo da divlsão do trabalho que se operou no interior da sociedade feudal.
e) A monarquia nacional garantlu durante esse período o desenvolvimento do mercantilismo e a grande concentração de trabalhadores nas oficinas.

Resposta: E

11) As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de idéias e valores às transformações sócio- econômicas da Europa. Dentre seus principais reflexos, destacam-se:

a) a expansão da educação escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância atribuida à Bíblia.
b) o rompimento da unidade cristã, expansão das praticas capitallstas e fortalecimento do poder das monarquias.
c) a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.
d) a proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do principio da salvação pela fé e boas obras na Europa.
e) a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.

Resposta: B

12) ...Esta terra, senhor nela não podemos saber que aja ouro nem prata, nem coisa a/guma de metal ou ferro; nem lho vimos (...)
(... ) o me/hor fruto que dela se pode tirar me parece será salvar esta gente. E esta de ve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar (...), pois o desejo que tinha de tudo vos dizer, mo fez por assim pelo miúdo. Beijo as mãos de Vossa Alteza. Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, Sexta-feira, primeiro dia de maio 1500.Esses trechos da carta do escrivão Pero Vaz de Caminha apresentam elementos que nos indicam alguns dos objetivos das grandes navegações. Dentre esses objetivos, podemos destacar:

a) acabar com a circulação de mercadorias baseada no bulionismo, em decorrência da escassez de metais preciosos na Europa Ocidental.
b) a conquista de terras para a obtenção de riquezas, através da renda sobre a terra, defendida pelos teóricos fisiocratas da época.
c) a obtenção de novos mercados de matéria-prima e a política do laissez faire para a ampliação do fornecimento de produtos manufaturados.
d) o processo de crescimento econômico, através da conquista de novos mercados, a catequese e a conseqüente afirmação dos Estados Nacionais.
e) a emigração do excedente populacional europeu, decorrente da descentralização política e investimento de capitais na periferia do sistema capitalista.

Resposta: D

13) Sobre o Período Napoleônico é correto afirmar que:

a) as campanhas napoleônicas apoiaram o movimento denominado Conjura dos Iguais e disseminaram os ideais do proletariado revolucionário francês.
b) de uma maneira geral, pode ser apontado como o momento em que se consolidáram as instituições burguesas na França.
c) Portugal, tradicional aliado da França, foi um dos primeiros países a aderir ao Bloqueio Continental em troca da ajuda na transferência da família real para a colônia Brasil.
d) o império foi marcado pelos acordos de paz com a Inglaterra, que via na França uma aliada na propaganda da mentalidade capitalista burguesa.
e) a ascensão do império de Bonaparte foi concretizada a partir dos acordos políticos na Península Ibérica, evitando as lutas nacionalistas e oposicionistas.

Resposta: B

14) Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, a discussão sobre a gênese da Primeira Guerra Mundial tem sido ininterrupta desde agosto de 1914. A questão permaneceu viva porque o problema das orjgens das guerras mundiais infelizmente tem se recusado a desaparecer desde 1914. De fato, em nenhum outro ponto a vinculação entre as preocupações passadas e presentes é mais evidente que na história da Era dos Impérios. Assinale a alternativa que apresenta as causas da I Guerra Mundial.

a) O imperialismo, o rompimento do equilíbrio europeu, o nacionalismo, a política das alianças, as questões balcânicas, o incidente de Sarajevo.
b) A ascensão militar dos EUA, o fascismo, o desemprego, a partilha da África, o neocolonialismo e o desmembramento da Tchecoslováquia.
c) O Anschluss, a Política de apaziguamento, a crise da Etiópia, a formação do Eixo, a Conferência de Versalhes. d) O fim dos Impérios Otomano e Áustro-Húngaro, a formação da Tríplice Entente, o Plano Schlieffen, o assassinato do Arquiduque Ferdinando.
e) A crise do Marrocos, o Pan-eslavismo russo, a ascensão de Lênin, a partilha da África e da Ásia, e o surgimento da Liga das Nações.

Resposta: A

15) A Unesco tem como objetivos:

a) atribuições político-administrativas e participação efetiva nas reuniões do conselho de segurança da ONU.
b) resolver os conflitos jurídicos entre os países membros da ONU e equacionar os problemas relacionados à igualdade de direitos para todos os povos.
c) ampliar a educação no mundo, promovendo os benefícios da ciência e fomentar o intercâmbio cultural.
d) coordenar as atividades políticas, por meio de comissões especiais e administrar os compromissos da Sociedade das Nações.
e) desenvolver normas trabalhistas internacionais e defender o bem estar na luta contra a fome.

Resposta: C

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