HISTORIANET

Notícias

Brasilia

Projeto incentiva turismo cívico para alunos
25/02/2010

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6723/10, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que cria o programa Jovem Cidadão para promover o turismo cívico em Brasília. O objetivo é levar alunos do ensino fundamental de todo o País para conhecer a história, a arquitetura e os principais monumentos da capital da República.

O roteiro da viagem incluirá obrigatoriamente visitas ao Palácio do Planalto, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional.

Essas visitas terão duração de três a cinco dias e ocorrerão durante as férias de meio de ano. Os ministérios da Educação e do Turismo serão responsáveis pelo programa, mas poderão fazer parcerias com organizações privadas para a implementação do Jovem Cidadão.

Seleção

De acordo com o projeto, as secretarias de Educação dos estados e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) selecionarão os participantes do programa entre os melhores alunos matriculados no último ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Os selecionados deverão ter entre 13 e 17 anos de idade.

O número mínimo de estudantes que visitará Brasília variará proporcionalmente ao tamanho das bancadas de cada estado na Câmara dos Deputados. Conforme tabela disponível no projeto, o Acre, por exemplo, deverá enviar pelo menos um aluno; São Paulo, 11.

Lincoln Portela destaca a vocação de Brasília para o turismo cívico e a importância dessa atividade na formação dos jovens. "Toda a comunidade deve estar envolvida na preservação dos bens públicos", afirma.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Clique aqui e acesse a publicação original da notícia

Fonte: Agência Câmara
 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET