HISTORIANET

Notícias

Museu Republicano

A Universidade de São Paulo e o Museu Paulista convidam para a reabertura do Museu Republicano Convenção de Itu e para a inauguração da Exposição De casa à Museu: A formação do Museu Republicano (1923-1945).

Início: 2 de fevereiro de 2010
Rua Barão de Itaim, 67. Centro. Itu/SP

A exposição tem como objetivo abordar o processo de criação do Museu Republicano no sobrado que pertenceu a família de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado e que sediou a Convenção Republicana, em 1873.

São destacadas temáticas relacionadas à  história da cidade de Itu e à trajetória do  Museu Republicano, inaugurado em 18 de abril de 1823. Atenção especial merece o projeto expositivo idealizado por Affonso d´Escragnolle Taunay, diretor da instituição entre 1923 a 1945.

A mostra reúne objetos, mobiliário, pinturas e retratos, compondo juntamente com os painéis de azulejos, inteiramente restaurados, registros da memória e da História da instituição e da cidade de Itu, no ano em que são comemorados seus 400 anos de fundação. 

Na oportunidade será feito o lançamento do Boletim Temático “Itu e as cidades do Vale Médio Tietê” preparado pela Biblioteca do Museu Republicano.

SERVIÇO:

Museu Republicano "Convenção de Itu"
Rua Barão de Itaim, 67 - Centro - Itu
www.mp.usp.br/mr

Entrada: Franca
Aberto de 3a. a domingo, das 10h00 às 16h00. - a partir de 3 de fevereiro de 2010
Informações: (0 XX 11 4023-0240)

O Museu Republicano "Convenção de Itu" é uma extensão do Museu Paulista da USP.

O Museu Republicano "Convenção de Itu" é um museu histórico, dedicado ao período conhecido como "República Velha" (1889-1930). Oficialmente inaugurado em 18 de abril de 1923 como extensão do Museu Paulista, foi com esse museu incorporado à Universidade de São Paulo em 1963. Situado na cidade de Itu e integrado à sua região, tem funcionado como um veículo universitário no interior do Estado, organizando exposições, cursos, seminários e publicações. O Museu oferece estágios a universitários, presta assessorias a instituições educacionais e culturais e realiza prestação de serviços à comunidade.

O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista (conhecido como Museu do Ipiranga) que, em 1934 tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou pela Lei No. 7.843, de 11 de março de 1963.
 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET