Estudando a História
Estudando a História
O aumento da concorrência nos principais vestibulares faz com que os estudantes procurem cursos especiais, com o objetivo de aprofundar seus estudos.
Alguns se preocupam com as disciplinas que possuem maior peso, já que há uma variação, dependo da carreira pretendida; outros se matriculam em cursos de disciplinas nas quais encontram maior dificuldade; existem ainda aqueles que se preocupam com características especificas, como o aprimoramento na compreensão e produção de texto.
No último vestibular a Fuvest inovou e adotou exame escrito para todos os vestibulandos na segunda fase, não importando a área a qual o candidato concorre. Alunos de exatas e biológicas também farão a prova escrita de História.
O HISTORIANET esta desenvolvendo um conjunto de atividades com o intuito de dar suporte a estudantes e aos interessados no conhecimento histórico.
Essas atividades são presenciais, para cidades da Grande São Paulo, e não estão disponíveis pela Internet.
Preparação para Vestibular: Principalmente para os vestibulares que exigem reflexão e análise crítica da história. Ênfase em história comparada e temas atuais. Recomendado principalmente para vestibulandos que farão provas escritas de história. Trabalho de interpretação e elaboração de texto
(individual ou em grupo)
Estudo Dirigido: Para grupos de estudantes (de 3 a 5), com o objetivo de desenvolver temas específicos, a partir de análise de textos e discussão.
Trabalho com temas de interesse do grupo, que podem coincidir com a matéria do ensino médio ou de provas, e orienta o processo de formação do conhecimento.
Historia Atual: Retrospectiva através da leitura de jornais, para estudantes e profissionais que necessitam conhecer as tendências nacionais e internacionais, para rápida tomada de decisões. Destaca os principais acontecimentos no Brasil e no mundo, suas origens e suas implicações na sociedade e no mercado de trabalho.
Aulas Particulares: Para estudantes do ensino médio que se preparam para provas especificas ou de recuperação em suas escolas. Análise das provas já realizadas, orientação de estudo, fichas resumo. (individual)
Acompanhamento: Para estudantes que possuem dificuldade em compreender a historia, com ênfase em método de estudo. Retoma os conceitos básicos utilizados na história; orienta o estudante a partir dos materiais utilizados pelos professores na escola, com fichas resumos, exercícios de fixação e interpretação de textos. (individual)
Aulas e cursos sob responsabilidade do professor Claudio Recco
Para saber mais entre em contato -- recco@historianet.com.br
O vestibular mudou .... e mudou para melhor.
O nível das provas de história melhorou muito nos últimos anos. Os vestibulares não se preocupam mais com datas e fatos, nem com o nome dos "grandes personagens". Não basta conhecer os momentos "mais importantes" do passado.
Agora você tem que pensar a História, comparar as histórias, analisar a história, escrever a história, relacionar presente / passado.....
....está preparado?
Nos últimos anos a USP, Unicamp, Unesp, FGV, UFSCar, Unifesp, UERJ e UFRJ modificaram gradualmente seus exames vestibulares que, apesar de serem diferentes entre si, tornaram mais claros seus objetivos e procuraram adequá-los a Lei de Diretrizes e Bases.
A preocupação do ensino de história é a formação integral do aluno, com o desenvolvimento de habilidades e competências que envolvem a análise, a comparação, a compreensão das diferenças entre as sociedades e seus desenvolvimentos. Existe uma grande preocupação com a formação e desenvolvimento da cidadania e isso se expressa no vestibular.
Isso significa que os grandes vestibulares pretendem trazer para dentro de suas instituições os alunos que tenham capacidade de estabelecer relações e realizar analises, construindo suas próprias conclusões. Podemos afirmar que, para essas grandes instituições de ensino, a história não é feita de datas e de heróis, não interessam as "curiosidades históricas", os "fatos pitorescos", saber nomes e datas e não desenvolver a capacidade de estabelecer relações.
Entre em contato recco@historianet.com.br