HISTORIANET

Notícias

USP Unicamp

USP e Unicamp vão manter lista unificada de livros para vestibular


RICARDO GALLO
PATRÍCIA GOMES
da Folha de S.Paulo

A Fuvest e a Comvest --que organizam os vestibulares da USP e da Unicamp, respectivamente-- confirmaram que vão manter a lista unificada de livros obrigatórios neste ano.

Os nove livros valerão pelos próximos dois vestibulares. As obras ficam assim mantidas por um ciclo de três anos para que o aluno do ensino médio tenha tempo de se preparar.

Por isso, a Unicamp informou que a próxima lista deve ser anunciada em dois meses e valerá a partir do ano letivo de 2012, para os concursos com ingresso em 2013, 2014 e 2015.

Maria de Lourdes da Conceição, professora de literatura do Objetivo, diz que essa organização "facilita muito para o aluno que está no segundo ano, por exemplo". Ela não considera as obras difíceis, mas afirma que o ideal é que os vestibulandos comecem a ler as obras desde já.

O mais importante, afirma Maria de Lourdes, é o aluno ler as obras pensando em compará-las, pois é assim que elas costumam cair no vestibular.

Fernando Marcílio, professor do Anglo, sugere um esquema de leitura em pares ou trios de livros para correlacioná-los. O primeiro trio é "Iracema", "Memórias de um Sargento de Milícias" e "O Cortiço".

A primeira obra caracteriza-se pelo romantismo mais tradicional, enquanto "Memórias" subverteu elementos típicos desse estilo, com o uso do humor e da figura do anti-herói. "Já em 'O Cortiço' o amor é reduzido a uma atração física", diz Marcílio.

Ele também propõe ler "Dom Casmurro" e "A Cidade e as Serras" em sequência. Já a dupla "Vidas Secas" e "Capitães da Areia" tem a temática social como pano de fundo, diz o professor.

Sobre "Antologia Poética", quem dá a dica é Maria de Lourdes, do Objetivo: "É para ler ao longo do ano". Ambos concordam que "Auto da Barca do Inferno" é o livro mais simples. A sugestão é que seja o primeiro a ser lido.
 

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET