Teatro
Arquivo Público recupera a memória do teatro brasileiro
Pesquisadores têm acesso ao acervo pessoal de Alfredo Mesquita, um dos mais importantes profissionais da história do teatro brasileiro.
São Paulo, 09 de novembro de 2009 — O Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de disponibilizar para pesquisa o acervo pessoal de lfredo Mesquita, diretor, autor e tradutor de peças teatrais. Com a finalização do tratamento técnico do acervo, iniciado em 2008, os pesquisadores têm acesso a documentos acumulados por Mesquita, além da biblioteca particular do dramaturgo. Toda a documentação pode ser pesquisada livremente no salão de consultas da instituição.
O acervo de Alfredo Mesquita é composto por 52 caixas e 2 pastas com os mais variados documentos: peças de teatros, cartões postais, diários de viagens, recortes de jornal, documentação das irmãs, Esther e Lia, e informações sobre os negócios da família Mesquita. Também é possível consultar uma pequena biblioteca, composta por livros, revistas, artigos e peças de teatros. Os documentos integram o acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, recolhido ao Arquivo Público do Estado em 2008.
É destaque o roteiro original de Noite de São Paulo, espetáculo montado em 1936 sobre a vida nas fazendas de café, com grande sucesso na época. Acompanham o roteiro da peça anotações, certificados de censuras, recortes de jornais, programas, plano da peça e contabilidade. Outras peças de autoria de Alfredo Mesquita também estão disponíveis aos pesquisadores: Em família (1937) Valsa de esquina (1956), Luar pela janela (1962), O Grã-fino, O Porão e Adaptação de Macunaíma são alguns títulos. Em todos os textos, verificam-se anotações do próprio autor, além de críticas e, em alguns casos, explicações gráficas.
O acervo também apresenta grande quantidade de correspondências trocadas com personalidades como a escritora Lygia Fagundes Telles, o poeta Vinicius de Moraes e a organizadora da primeira Bienal de São Paulo Yolanda Penteado, entre outras.
Filho de Júlio César Ferreira Mesquita, fundador do jornal “O Estado de São Paulo”, e Lucila César Mesquita, Alfredo Mesquita nasceu em 1907 e morreu em 1986. Sempre ligado ao teatro, Mesquita participou do Grupo Experimental de Teatro e da Sociedade Cultural Artística, ministrou cursos e conferências, foi autor e produtor de obras no teatro, no cinema e na televisão, além de escrever inúmeros artigos e livros.
Em 1941, Mesquita inaugurou a livraria Jaraguá no centro da cidade de São Paulo, futuro ponto de encontro da intelectualidade paulistana e, igualmente, local de reunião dos grupos amadores de teatro. No mesmo ano lançou a revista Clima, auto-intitulada como “a revista de gente nova e desconhecida”, na qual escreveram Oswald de Andrade, Décio de Almeida Prado, Antonio de Candido, ainda pouco conhecidos. Em 1942, foi um dos fundadores do Grupo de Teatro Experimental, uma das raízes para a criação do Teatro Brasileiro de Comédia.Também foi fundador da Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD) em maio de 1948, com o objetivo de profissionalizar o ofício de ator e que até hoje é a principal escola de artes cênicas do país.
Os pesquisadores têm acesso ao acervo pessoal de Alfredo Mesquita no salão de consultas do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O Setor de Consulta funciona de terça a sábado das 9 às 17 horas, sendo 16 horas o horário limite para solicitação de material.
Localização: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana – São Paulo/SP
Ao lado da estação Tietê de Metrô
Informações pelo telefone: (11) 2221-4785
Sobre o Arquivo Público do Estado de São Paulo
O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico, grande quantidade de jornais e revistas e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.
www.arquivoestado.sp.gov.br
Verônica Cristo / Patrícia Carvalho
Núcleo de Comunicação do Arquivo Público do Estado de São Paulo
(11) 2221-4785 ramal 2024