Cinema Educação
Cineasta diz que professor desconhece filme como didática
A cineasta Marialva Monteiro, fundadora do Cinema Educação, do Rio de Janeiro, disse em Curitiba na semana passada que são poucos os professores que conhecem o potencial de filmes para utilizá-los como recurso didático. “São várias as possibilidades de se trabalhar um filme no ambiente escolar. Infelizmente, a maioria das pessoas desconhece a riqueza que o cinema oferece”, avalia.
Marialva diz que é importante o professor compreender a linguagem cinematográfica. “O educador que reconhece os elementos da linguagem cinematográfica e sabe interpretá-los pode usar o recurso em sala de aula”.
A cineasta esteve em Curitiba participando da mostra de cinema Sessão Criança, realizada de 22 de outubro a 1.º de novembro. Ela afirma que tanto o conteúdo quanto a forma do filme podem auxiliar no entendimento das disciplinas. “Procuro explicar aos educadores que o diretor do filme pode, por meio dos elementos de linguagem, contar a história também pela imagem. E, ao aprender a reconhecer tais elementos, o professor pode fazer uma leitura mais abrangente e eficaz da obra e assim se torna apto a trabalhar melhor o filme em sala de aula”, explica.
Marialva Monteiro entende que além da utilidade como ferramenta de apoio ao aprendizado, o cinema amplia o conhecimento tanto do aluno como do professor de várias formas. “No caso dos alunos é mais interessante ainda, porque por estarem em fase de formação eles aprendem a assistir a um filme não apenas como entretenimento, mas como forma de reflexão também”.
Ela cita como exemplo o filme “Terra em Transe” de Glauber Rocha. “Em determinada cena, o posicionamento da câmera (a angulação) no deputado, personagem de Paulo Autran, de baixo para cima, permite interpretação sem necessidade de fala. A imagem dele, enorme na tela permite entender que se trata de um homem poderoso”, explica.
A professora de língua portuguesa e literatura, Márcia Galvan Campos, que participou da palestra, diz que o cinema é mais uma ferramenta pedagógica com o objetivo de tornar os conteúdos curriculares mais instigantes e o aprendizado mais eficaz.
Márcia é responsável pela página de filmes do Portal Dia-a-Dia Educação (www.filmes.seed.pr.gov.br), da Secretaria de Educação do Paraná. “Ali, o professor encontra um grande acervo de filmes e vídeos para utilizar em sala, além de dicas de eventos e relatos de experiências”. Márcia Galvan conta que já trabalhou figuras de linguagem, sonância e simbolismo a partir de trechos do filme “V de Vingança”, por exemplo.
De acordo com ela, as transformações sociais e as conquistas tecnológicas transformaram os meios audiovisuais em importantes formas de expressão. “Atualmente, o cinema, assim como o vídeo, a TV, a Internet, os jogos eletrônicos, a vídeo-arte e a fotografia são instrumentos formadores de opinião”, afirma Márcio.