HISTORIANET

Notícias

Escolas do MST

O bispo de Rio Grande, Dom José Mário Stroeher, criticou na terça-feira (24) o governo do Rio Grande do Sul pelo fechamento das escolas itinerantes que acompanhavam os acampamentos dos sem-terra, durante a 32ª Romaria da Terra, em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.

O religioso sugeriu que o governo reveja sua decisão e opte pela correção de eventuais problemas do ensino aos filhos dos sem-terra em vez de manter decisão tão radical. Também pediu diálogo das autoridades com os movimentos sociais, que se dizem vítimas de perseguições do Ministério Público Estadual e do governo do Estado.

Já o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, mostrou-se favorável à extinção das escolas itinerantes e à integração dos filhos dos sem-terra às escolas fixas. Em conversa com repórteres, sustentou que sem separações a sociedade conseguirá ter mais paz e fraternidade.

A Romaria da Terra deste ano escolheu o tema "Água: Sangue da Terra" para denunciar o descaso das autoridades com a poluição das águas e pedir punição aos responsáveis por desastres ambientais como o que matou cem toneladas de peixes no Rio dos Sinos em 2007 e fiscalização para evitar novas ocorrências semelhantes no futuro.

A celebração é promovida anualmente na terça-feira de carnaval pela Comissão Pastoral da Terra e costuma reunir milhares de pessoas ligadas às pastorais e organizações semelhantes de diversas igrejas cristãs, pequenos agricultores, sem-terra, atingidos por barragens e sindicalistas.

Desta vez os participantes reuniram-se na Igreja Sagrada Família, em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, e seguiram em caminhada de quatro quilômetros até o Parque do Pesqueiro, à margem do Rio dos Sinos.

Fonte: Agência Estado
In: Portal Educacional http://www.educacional.com.br/noticias/noticiaseduc.asp?id=266868

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET