HISTORIANET

Vestibulares

Especial para a FGV

Especial de História

Curso destinado aos estudantes que farão o vestibular da FGV


As principais dificuldades dos estudantes que enfrentam o vestibular para o curso de Administração da FGV são a redação e “atualidades”
Nos últimos vestibulares o nível de complexidade foi acentuado, exigindo dos candidatos capacidade de análise e comparação histórica, fazendo da redação o grande divisor de águas do exame. Se as técnicas de redação e a correta gramática são fundamentais para um bom texto, o exame da FGV exige ainda conhecimento de “atualidades” e de sua relação com o passado, assim como a correta utilização de conceitos. Nas redações dos últimos anos a FGV observa:

Para avaliar a redação, serão considerados, principalmente:
O conhecimento de fatos necessários ao desenvolvimento do texto; por exemplo, de História, de Geografia e da realidade atual.
A correta expressão em língua portuguesa.
A clareza, a concisão, a coesão e a coerência.
A capacidade de argumentar com lógica em defesa de seus pontos de vista;
O nível de atualização e informação;
A originalidade no tratamento do tema

 No exame de 2007 a FGV propõe:
“Redija uma dissertação sobre as esferas pública e privada no Brasil atual. Utilize como contraponto a pólis grega, berço da civilização ocidental analisada no fragmento acima por Hannah Arendt. Recomenda-se a adoção de uma perspectiva histórica e comparativa.”

O CURSO

Tem como objetivo aprofundar e direcionar o conhecimento do estudante, superando os limites tradicionais das apostilas de cursinho.
Aprofundar tendo como base a compreensão de conceitos - sem os quais o entendimento da história fica limitado - e que permite sua utilização correta na compreensão das questões e na elaboração da redação.
Direcionar no sentido de saber utilizar o conhecimento. Consideramos que o conhecimento é importante, no entanto o curso pretende desenvolver no aluno a capacidade de “usar o conhecimento”, ou seja, a capacidade de analisar e argumentar corretamente sobre as questões que envolvam as sociedades humanas no passado e no presente.
O curso possuí quatro eixos que se complementam, trabalhando com os conceitos, as relações históricas passado-presente, atualidades e geopolítica.

EIXOS TEMÁTICOS

1) A Organização do Estado
- A formação dos primeiros Estados na Antigüidade (teocracias, cidades-estados e cidadania)
- Os Estados Teocráticos medievais. Fundamentalismos;
- Os Estados Absolutistas e os Estados Liberais. Políticas econômicas;

2) A Organização do Trabalho
- o escravismo em diferentes épocas e em suas diferentes formas; Escravidão atual no Brasil;
- a servidão medieval e a transição para o trabalho assalariado; Emprego X Desemprego hoje;

3) A Organização do Espaço
- Expansão Marítima Comercial e os primórdios da globalização.
- Colonização e Descolonização da África. Situação econômica e política atual;
- O território brasileiro – ocupação, expansão, latifúndio e reforma agrária; – conflitos atuais.

4) Guerras e Revoluções do Século XX
- O Comunismo na Rússia, Cuba (1959 - 50 anos) e China (1949 - 60 anos)
- Guerras de Descolonização
- Os interesses nas Guerras no Oriente Médio

DINÂMICA

O curso está baseado em um conjunto de textos selecionados pelo professor, que o aluno recebe com antecedência em uma apostila;
O aluno assiste à aula com o material que recebeu, previamente lido;
A primeira parte da aula é expositiva, destinada ao contexto histórico ao qual se referem os textos;
A segunda parte da aula se destina à explicação sobre os aspectos mais importantes dos textos e ao saneamento de dúvidas;
Na terceira parte, o aluno responde a questões dissertativas propostas, com o objetivo de verificar a assimilação de conceitos, conhecimento e capacidade de comparação, com a supervisão do professor;
Na quarta parte, elaboração de uma pequena redação, a partir de proposta apresentada pelo professor;
O aluno receberá todas as questões e a redação, corrigidas e comentadas individualmente, na semana seguinte.

Diferenciais
• Produção
A principal característica do curso é o atendimento personalizado e o acompanhamento individual do aluno, na medida em que toda a produção escrita é analisada e comentada pelo professor.
• Material
O aluno recebe:
Apostila, de textos e exercícios.
Resenha quinzenal sobre “atualidades” *
Usado em aula:
Cd rom de mapas históricos
Resumos em power point;
• Segurança
Esse é um dos diferenciais imensuráveis. Ninguém sabe tudo; Ninguém sabe o que pode ser questionado sobre “atualidades”; no entanto o curso garante ao estudante segurança para a realização da prova.
• “Full Time”
Os alunos podem contatar o professor a qualquer momento pelo celular.

*A resenha quinzenal é elaborada com material jornalístico retirado dos seguintes veículos de Comunicação:
Revistas: Veja, Época, Bravo e Carta Capital; Revistas de História.
Jornais: Estado de São Paulo, Le Monde Diplomatique e Boletim Mundo;
Internet: Folha On Line, BBC Brasil e Carta Maior



Máximo: 10 alunos

Duração
16 semanas, com aulas de 3 horas.

Investimento e Horários
R$ 1.500,00 – valor do curso

Reserva de matrícula: R$ 100,00
Fevereiro – R$ 300,00
Março – R$ 400,00
Abril – R$ 400,00
Maio – R$ 300,00

A reserva de matrícula é realizada junto com uma entrevista a ser agendada com o professor

Horário
Terças feiras – das 15 às 18 hs.
Fevereiro – dias 10, 17, 26
Março – dias: 03, 10, 17, 24, 31
Abril – dias 07, 14, 21*, 28
Maio – dias: 05, 12, 19, 26


Contatos:
recco@historianet.com.br
MSN: prof.recco@hotmail.com
Celular (11) 9886 2498



 


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