HISTORIANET

Notícias

Ensino médio

Ensino médio integrado é tema de evento

Gestores estaduais que atuam nas áreas do ensino médio e na educação profissional participaram esta semana, em Brasília, de um seminário sobre as estratégias de implantação do ensino médio integrado à educação profissional nas suas redes. O evento, com palestras e oficinas, foi promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Durante três dias, os gestores receberam informações de especialistas e desenvolveram atividades sobre a construção e aprimoramento do projeto político pedagógico (PPP) dos cursos. Marcelo Pedra, coordenador de projetos especiais ? Brasil Profissionalizado, da Setec, explica que três temas foram aprofundados nesse encontro: o currículo do ensino médio integrado, os arranjos produtivos locais e a diversidade.

A questão dos arranjos produtivos, por exemplo, é um item importante na construção dos PPPs. Marcelo Pedra diz que muitos projetos elaborados pelas redes estaduais não têm foco na vocação local e regional, que é um dos princípios da educação integrada. Nas oficinas os gestores trabalharam a identificação dos problemas dos PPPs e como modificá-los. A outra questão que muitas vezes foi esquecida nos projetos é a diversidade. Os PPPs devem contemplar as comunidades quilombolas, indígenas, a educação do campo e a educação profissional de jovens e adultos, lembra o coordenador da Setec.

Processo

O ensino médio integrado à educação profissional começou a ser implantado neste ano em 1.537 escolas das redes de cinco estados que, até julho passado, fecharam convênios com a Setec. São 495 escolas do Ceará, 451 de Mato Grosso, 303 de Tocantins, 155 do Piauí e 133 do Pará. O coordenador de projetos especiais da Setec diz que cerca de 3.500 escolas já manifestaram interesse em oferecer o ensino médio integrado.

PORTAL MEC

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET